Desenvolvemos projetos Externos e Internos.

A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.

Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:

  1. contexto no qual a avaliação psicológica se insere;

  2. propósitos da avaliação psicológica;

  3. construtos psicológicos a serem investigados;

  4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;

  5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.

Por fim, esclarece-se que compete ao psicólogo analisar criticamente os resultados obtidos, com o intuito de verificar se realmente forneceram elementos seguros e suficientes para a tomada de decisão nos vários contextos de atuação do psicólogo.

Dinâmicas em Grupos

     Em psicologia, antropologia e sociologia, a dinâmica de grupo é uma área que utiliza métodos específicos para estudar as ações e reações de um grupo de pessoas. O método começou a ser estudado em 1946, no Instituto de Tecnologia de Massachussetts, pelo psicólogo Kurt Lewin. A dinâmica de grupo, então, tornou-se um método eficaz para entender como um indivíduo se comporta em grupo, diferente de seu comportamento particular e também diferente de grupo para grupo, dependendo do contexto em que está inserido.

     Na aplicação da dinâmica de grupo são utilizadas situações hipotéticas para ver a reação das pessoas e suas soluções, o que muitas vezes é usado para melhorar o relacionamento entre os elementos de um mesmo grupo. A área de Recursos Humanos utiliza a dinâmica de grupo como um elemento essencial no recrutamento e seleção de pessoal para as empresas, sendo uma técnica que avalia a interação do candidato com outros, descobrindo assim qual é o mais capacitado para trabalhar em equipe, uma das características principais para a estratégia empresarial dos dias atuais.

Atendimento: 54 3045 3554 / 3045 3548

© 2018 - Todos os direitos reservados

Rua Independência, 376 sala 203 Ed.Moraes

CEP 99010-040 Centro - Passo Fundo - RS

Avaliações

Psicológicas